sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Entrevista com Andréa Elia - Personagem Ludovina

Andréa Elia interpretando Ludovina (Vina)
mãe de José
Foto: Adenor Godim
Entrevista com a atriz Andréa Elia que interpreta Ludovina, a "língua de calango grande" que fala o que vem à mente e superprotege o filho José.

Como surgiu o convite para atuar no espetáculo?


O convite surgiu do ator Hilton Cobra, profissional que admiro muito e que foi o responsável pelo meu ingresso neste projeto. No início ele assinaria a direção e a escolha por mim para interpretar Vina foi um desejo dele. O seu chamado foi perseverante e hoje sinto-me agraciada.

Como você recebeu a personagem e quais referências utilizou para a construção?

Recebi a personagem com sede de construí-la e também uma saudável inquietação. O fascínio veio do seu mistério e intuição. Ela é uma cigana e utilizei muito o imaginário para internalizar as heranças que ela guarda desta tradição. O matriarcado presente na obra foi também marcante e o extremo amor pelo filho.

Fale um pouco sobre o personagem e sobre o que ele representa para a sociedade atual.

A personagem luta por direitos em uma terra sem lei, ela não desarma nunca, utiliza a força que tem para resistir e lutar. Sua arma é a palavra. Uma espécie de arauto das falcatruas e robalheiras da classe dominante. Ela é uma mulher forte que luta pela sua terra e pela dignidade de vida de seu povo. Uma personagem bem presente na sociedade atual, num momento em que o país vivenciará uma presidência regida por uma mulher.

Um comentário:

  1. Grande entrevista. Deixa-nos - o público - com ainda mais sede de galgar tão trabalhados detalhes que imbuem esta personagem.

    ResponderExcluir