quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

“AS VELHAS” FAZ TEMPORADA NO TEATRO VILA VELHA

Espetáculo com texto de Lourdes Ramalho e direção de Luiz Marfuz cruza as dimensões pessoal e político-social
O espetáculo As Velhas cumpre temporada no Teatro Vila Velha de 14 a 30 de janeiro, sempre de sexta a domingo, às 20 horas. No palco principal, seis personagens vivem dramas passionais em meio à secura da terra, espremidos entre a impotência ou revolta para mudar a realidade. A montagem dirigida por Luiz Marfuz tem como inspiração texto da potiguar Lourdes Ramalho, escrito em 1975. Andréa Elia, Cláudia Di Moura, Anderson Dy Souza, Fernando Santana, Jefferson Oliveira, e Jussara Mathias interpretam passionais comedores de lagartixa assada deste drama com nuances de comicidade, que estreou com sucesso em novembro, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho.
No Teatro Vila Velha, a temporada tem ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia). A realização é da Cardim Projetos e a produção de Kalik Produções Artísticas. O espetáculo foi selecionado pelo Edital Manoel Lopes Pontes de Apoio à Montagem de Espetáculos de Teatro - 2009, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secult – Secretaria de Cultura.
            Luiz Marfuz, cujos mais recentes trabalhos são Policarpo Quaresma e A Última Sessão de Teatro, explica que As Velhas trata de questões universais como amor, ciúme, vingança e poder que, embora persistam, “são vistas sob outros ângulos, a exemplo da virgindade, das frentes de emergência, da indústria da seca”. Para o encenador, o espetáculo se diferencia de outras montagens que miram na temática sertaneja, por abordar o subjetivo, refletido no corpo dos sertanejos.
Em cena, os atores lidam com elementos culturais nordestinos, conflitos cordelescos e expressões regionalistas. “Fizemos pesquisas físicas, improvisações e construção de partituras vocais e corporais para construir o sertão de cada um”, detalha o diretor, destacando que o espetáculo aborda questões agrárias, sem que coronéis, mandantes, governantes e representante do poder econômico ou político apareçam de forma explícita ou maniqueísta.
Para enfatizar o intimismo, a montagem objetiva por a respiração do espectador no ritmo da dos personagens, utilizando, para isto, uma estrutura cenográfica em formato de semi-arena, criada pelo cenógrafo Rodrigo Frota.


Assessoria de imprensa do espetáculo As Velhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário